quinta-feira, 1 de abril de 2010

{Divagando} Chocolate!

Enfim um tempo sã pra escrever algo de que eu realmente gosto. CHOCOLATE!!!




Como todo mundo sabe, amanhã começa o feriadão. O primeiro depois do Carnaval. Desculpa perfeita pra viajar (que não é meu caso), curtir um tempinho e comer muito, mas muito chocolate sem ninguém reclamar.


Eu, particularmente não gosto da sexta-feira Santa, na qual eu não posso comer carne (amooo carne), e sua mãe resolve fazer aquele bacalhau assado ou cozido, e como eu odeio bacalhau e o cheiro dele acaba com meu dia. Eu sempre acabo comendo ovo, não o de Páscoa, e sim o que vem da galinha. Mas especialmente esse ano a minha mãe comprou um peixe comível pra mim.

É uma época muito boa, na qual todo lugar que você vai, você se depara com milhares e milhares de ovos de páscoa. Chamando-te pelo nome e pedindo pra você comprar eles.
E lógico que eles trazem excelentes lembranças da infância. Que é o meu caso. Quando eu morava em Florianópolis e tinha um quintal enorme com grama, arvores e todo tipo de plantas. Coisa que eu simplesmente não tenho aqui em São Paulo. Minha mãe costumava esconder os ovos pelo quintal, e eu meu irmão tínhamos que achá-los. O que rendia uma boa “Busca ao ovo”. Depois nos esbaldávamos.


Mas poucas pessoas sabem como surgiu a páscoa e por que o costume de comer ovos de chocolate.
Se você é católico como eu, é sua obrigação mínima saber que na Páscoa se comemora a Ressurreição de Cristo. Mas e o costume dos Ovos?




“Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Antes, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e NÃO um coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada (claro que a versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é bem mais comercialmente interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima.”
*Fonte não confiável: Wikipédia.

No fundo, como tudo o que acontece, a Páscoa, e o costume dos ovos de chocolate é só uma desculpa pros comerciantes acharem outro produto sazonal pra vender como no Dia das Mães, dos Namorados, Pais, e Natal. E um bom motivo pra comer chocolate.



Comer chocolate é sempre bom. Principalmente nós mulheres. Eu simplesmente acho que o chocolate tem poderes curativos. E se eu pudesse comeria um pouco todo dia só para relaxar. Há um tempo, não sei exatamente há quanto tempo eu vi uma pesquisa que dizia que ao comer o chocolate, a sensação era quase a mesma do prazer. Eu simplesmente concordo.




Quantas vezes você estava muito estressada. E ai comprava um chocolate e quando comia .... hum ... Quando você sentia o chocolate derretendo na boa, a sensação é tão boa, mas tão boa que você faz uma cara torta de tanto prazer. E o seu humor muda totalmente. Na TPM, não há remédio melhor do que um pouquinho de chocolate. E chocolate também é um ótimo suborno para chocólatras. Então você menino, que talvez tenha uma namorada chocólatra como eu, nada melhor que dar um chocolate para sua namorada, assim o animo dela muda completamente. Se ela não gostar de chocolate, vou te dizer. ELA NÃO É NORMAL!!!





Bom, no domingo de Páscoa. Logo de manhã, ou antes, como é o meu caso, já que eu abri meu maravilhoso ovo de chocolate alpino hoje, você abre o seu ovo e passa o dia inteiro comendo os pedacinhos, sem remorso algum. É a desculpa perfeita. Ninguém vai falar nada, como acontece quando você come chocolate no dia-a-dia, ninguém vai te chamar de chocólatra, sua mão não vai falar que você e gulosa e que vai engordar. Ninguém pode reclamar, porque é Páscoa! Dia de comer chocolate. Então quando for de noite e você estiver na cama pensando antes de dormir, vai bater aquele remorso, não porque você passou o dia inteiro comendo chocolate, mas porque você comeu todo seu único ovo e não sobrou nada pro resto da semana. Daí na segunda de manhã você chega à cozinha e se depara com o ovo praticamente inteiro do seu irmão e passa a comê-lo calmamente pra ele não perceber. Então “seu” ovo dura mais.


Enfim, tem coisa melhor que comer ovos de Páscoa?




Preciso dizer que depois de escrever isso vou ser obrigada a comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...