sexta-feira, 23 de abril de 2010

{Divagando} Dia do livro!



Hoje é dia do livro, então nada melhor do que falar sobre esse hobbie que eu simplesmente amo. LER! Algumas pessoas, talvez você, não entenda o prazer que certas pessoas como eu tem em ler um livro. Em terminar sua história, adquirir novos conhecimentos.. Então hoje estarei aqui exatamente pra isso. Falar dos livros de romance que mudaram a minha vida. Antes que você pense que eu sou louca, como algumas pessoas pensam. Porque eu simplesmente leio muitos livros. ( de dois a três por semana), não me critique, é o meu vicio, se o seu é roer a unha o meu é ler. E eu tenho muito prazer em fazer isso.

Não importa o gênero de livro que você ler, o importante em si é ler. Aprender, imaginar e sonhar com mundos inimagináveis. Se metade da população brasileira parasse de assistir TV constantemente e passa-se a ler nem que fosse um gibi, já mudaríamos a forma de pensar de muitos.



Mas, como eu vou falar de livros aqui, vou falar daquilo que eu realmente sei. ROMANCES. Antigamente eu não costumava ler romances. Eu era uma adepta de ficção. Uma boa seguidora de Harry Potter, não Crepusculo, eu odeio Crepúsculo e já escrevi sobre ele aqui. O caso é que eu não me interessava por esse tipo de história. Afinal de contas, romântica é uma coisa que eu não sou!

Mas, tudo começou com aquela que anima todas as minhas leituras. Meg Cabot. Quando comecei a ler os livros dela, que são em sua maioria romances adolescente, eu simplesmente amava as histórias (que fique aqui, mas eu continuo amando). E eu fui evoluindo com os livros da Meg, dos adolescentes passei para os mais adultos, como a série Garoto que conta com três livros: O garoto da casa ao lado, Garoto encontra garota e Todo garoto tem. E quando eu vi que ela lançara livros sob o pseudônimo de Patricia, eu logo fui ler, pela mera curiosidade de ser Meg. E me encantei com o mundo dos romances históricos. Começando pela “A rosa do Inverno”e dai para frente.
Mas eu tenho um pequeno problema. Eu constantemente fico procurando novos livros pra ler, em sites de livros, blogs e principalmente no skoob. Assim eu “achei” grandes escritoras de romances e parti pra leitura. Começando pela Meg Cabot, passando por Kathryn Smith, Nora Roberts, Rachel Gibson, Julia Quinn, Sophie Kinsella, Emily Giffin, a mestre Judith McNaught entre outros milhares de excelentes escritoras.

Eu vou confessar que sinceramente eu tenho uma grande queda por romances históricos. Não sei, mas às vezes eu tenho a impressão de que eu nasci no século errado. A histórias que se passam na Era Vitoriana me encantam. Às vezes um fato descrito em um livros histórico desencadeia em mim uma bela pesquisadora sobre tudo daquela época. Quem eram os reis, qual era a moda e muito mais.

Mas pra fazer algumas indicações de livros vou fazer de uma maneira diferente. Já que eu tenho a mania de ler um livro e se eu gostar desse livro eu procuro mais livros da autora e assim que eu amplio minha vasta de livros lidos e os que eu ainda vou ler. Vou falar dos melhores livros das autoras que eu mais gosto.


Judith Mc Naught – Alguém para amar, Um amor maravilhoso e Agora e sempre








Para mim, Judith é simplesmente uma mestra na arte de escrever romances. Ela escreve de forma que te encanta e te envolve do começo ao fim do livro. São histórias de tirar o fôlego, de amores que enfrentam todas as barreiras. Ela tem uma maneira de escrever que jamais deixa a desejar. Ela coloca a prova o casal principal e não tem medo de escrever livros enormes. É dela o livro que eu considero o melhor romance que eu já li na minha vida “Alguém para amar”. Uma história que deixa você de boca aberta e que você não consegue parar de ler o livro. Judith escreve tanto romances históricos, como contemporâneos, infelizmente eu só li os históricos até o momento, mas logo remediarei isso. Por isso estou indicando os três livros que eu li que mais gostei. Alguém para amar, Agora e sempre e Um amor maravilhoso. O único problema com esses livros é a dificuldade de encontrá-los nas livrarias.


Nora Robers – Série MacGregor e Trilogia da Gratidão





Nora Roberts tem milhares, milhares de livros publicados. As vezes me parece que ela lança um livro por semana. Ela tem sucesso, e os livros dela são encontrados até me bancas de revista. A escrita dela é fácil e a histórias envolventes. É leitura gratificante na certa. Para quem esta iniciando no mundo dos romances a Série MacGregor que conta com 10 livros e um ótimo ponto de partida. São livros do tipo pocket, que são rápidos e fáceis de ler cada um conta a história de um membro da imensa família MacGregor e as artimanhas que seu patriarca faz para ver todos seus filhos/netos casados e felizes.. Depois você já pode partir para as histórias mais trabalhadas como a Trilogia da Gratidão que conta com os livros Arrebatado pelo Mar, Movido pela Maré e Protegido pelo porto. História de três irmãos adotivos que sofreram muito na sua adolescência e que hoje lutam para salvar um menino depois da morte de seu pai.


Rachel Gibson – Not another bad date, Simply irresistible e Jane joga, jane ganha






Rachel é uma dessas novas autoras que surgiram no mercado e que estão fazendo sucesso. Os livros dela são bem previsíveis, mas são ótimos de se ler e ficar com bom humor. Todos os livros contam histórias de mulheres independetes que acabam por encontrar o amor onde menos esperam. Desses três títulos o melhor é Simply Irresistible, que é o primeiro livro de uma trilogia que se passa em torno de um time de hockey de Seattle. Jane Joga, Jane ganha é o segundo livro e o ultimo é True Love e another disasters. E sim não há títulos disponíveis em português. O livro Not another bad date faz parte de uma série que conta com dois livros publicados aqui no Brasil, Sem clima para o amor e Sempre ao seu lado. Que conta as histórias de amor vividas por um grupo de escritoras de Boise, Idaho.


Emily Giffin – O noivo da minha melhor amiga



Emily Giffin tem o poder de nos trazer a realidade. Sua histórias sempre nos mostram algo muito perto da realidade, isso quando você não se identifica com a história. Para mim o livro mais bem escrito dela é Ame o que é seu, mas poucas pessoas gostam dele. Para mim ele mostra exatamente a realidade do que as mulheres vivem nas fazes da sua vida. Ele nos faz perguntar se estamos satisfeitas e se estamos dispostas a arriscar para mudar. Mas como eu to indicando “O noivo da minha melhor amiga” eu vou te perguntar. E se você descobrisse que gosta do namorado da sua amiga, o que você faria. Esse livro mostra como uma mulher encarou isso, e o que ela se dispôs a largar para viver esse amor.

Jane Austen - orgulho e preconceito



Jane é a precursora de romances. Talvez você não goste desse livro se você não tiver uma boa base literária. A escrita dele é difícil cheio de ironias “entre linhas”, mas o foco de Jane não é o romance em si, mas sim a construção de um sentimento numa época em que as mulheres não podiam se dar ao luxo de se apaixonar. Elizabeth Benett é talvez a inspiração para milhares de personagens de romances e para mulheres também, alguém com uma língua afiada como a dela tem que ser inspiração para qualquer uma. E se você parar para pensar o Sr. Darcy é exatamente o tipo de personagem masculino de todos os romances históricos rico, arrogante e orgulhoso. O diferencial de Jane além de sua inteligência é que ela viveu a época na qual ela escreveu, diferentemente das grandes autoras de romances históricos.


Meg Cabot – Ela foi até o fim, Aprendendo a seduzir





Meg é mestre em escrever livros de romance. Mas de todos os seus livros para adultos o que eu considero o melhor já escrito por ela é “Ela foi até o fim”, é uma história bem trabalhada, com grandes momentos. A maneira como interagem os personagens principais rendem bons momentos. Agora com o pseudônimo de Patricia Cabot para mim um livro superindicado é Aprendendo a Seduzir que eu já dediquei um post aqui pra ele.



Sophie Kinsella - O segredo de Emma Corrigan




De todos os livros da Sophie, pra mim esse é o melhor. A historia é clichê mas é muito bom. Nada de compulsivas por compras que passam cinco livros insistindo no erro, eu gosto muito de Os delírios de consumo de Beck Bloom, mas para mim “O segredo de Emma Corrigan” é muito mais bem trabalhado e rende um bom enredo. Sophie escreve muito bem para mulheres, mas esse livro é o melhor. Quando Emma volta de uma viagem fracassada de negócios, o avião dela enfrenta uma turbulência tão grande que ela tem certeza que ela vai morrer e acaba contando todos os seus babados mais íntimos para o cara que esta do lado dela. Bom ela não morre, mas quando volta a terra firma descobre que o carinha é o dono da empresa que ela trabalha.


Bom, esses são só alguns bons livros de uma vasta lista que eu já li. Aqui estão só os romances, mas isso não quer dizer que eu só leia isso. Também leio ficção. Mas pra quem, principalmente as mulheres, ainda não começaram a pegar gosto pela leitura é um excelente ponto de partida. Afinal desculpa pra não ler não existe! Amplie seus conhecimentos.

Um comentário:

  1. Doidinha mesmo, doidinha por leitura! Admiro a lot isso em vc! Minha biblioteca preferida é sua cabeça e vc sempre acha TUDO!!!
    Otimas dicas... Mas Orgulho e Preconceito merecia mais linhas heim?! Rsrs
    Bjinhus
    Tassya

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...