terça-feira, 13 de abril de 2010

{Resenha} Aprendendo a Seduzir de Meg Cabot

Essas ultimas semanas andam meio corridas e por isso não pude postar aqui. Dividindo meu tempo entre a faculdade, o estudo para as provas da faculdade e os livros que eu ando lendo (devorando), não que eu esteja reclamando. Eu já me acostumei com isso, só falta um emprego e dinheiro no bolso. Mas esse post para mim tinha que estar perfeito, por isso vai levar mais tempo do que o normal para escrevê-lo.

Eu simplesmente estava esperando esse momento. Era como se eu sentisse que a qualquer momento eu iria simplesmente arranjar uma desculpa pra falar dela. Pensava a todo momento... “Como eu ainda não citei ela aqui?”. Por que no dia que eu fosse falar dela teria que falar direito. E colocar tudo que eu realmente sinto por ela nesse post. Mas já sinto que não conseguirei expressar o que ela representa pra mim aqui. Nem se eu fosse a melhor escritora do mundo (o que eu realmente de longe não sou). Então hoje e vou falar do livro dela e não sobre ela. Outro dia eu escrevo só sobre ela.

Você, provavelmente deve estar se perguntando de quem eu estou falando. E seria bom eu falar logo. Falo da minha ídolo, inspiradora, que ilumina minha vida desde que eu tinha dez anos eu peguei o primeiro livro dela, e que me acompanha até hoje e que me introduziu no mundo dos romances .... MEG CABOT.



Se você não sabe quem é ela, não se preocupe, eu provavelmente não vá explicar direito. Mas posso resumi-lo da seguinte maneira se você não tiver paciência de ler todo esse texto, que eu já tenho a “leve” impressão que será bem grande, ela é (segundo a minha percepção literária) a maior e melhor escritora de livros para adolescentes/ quase adultos e romances históricos que eu já li!!!




Hoje achei a desculpa perfeita pra falar dela aqui, mas já deixo claro que oportunidades não me faltaram pra falar dela, provavelmente eu poderia ter feito isso a qualquer momento, mas eu achei melhor ter um motivo. Essa semana foi lançado (finalmente!) o novo livro dela sob o pseudônimo de Patricia Cabot > Aprendendo a seduzir.



Não se engane pelo titulo do livro. As editoras brasileiras simplesmente não são as melhores do mundo ao traduzir os títulos dos livros de romances. O titulo original “Educating Caroline”, algo como “Educando Caroline”. Sob o pseudônimo de Patrícia Cabot ( Para quem não sabe alem desse pseudônimo e do próprio nome ela também já utilizou o nome de Jenny Carrol, na qual ela assina a série A Mediadora e 1-800-where-r-you), na qual Meg começou a sua carreira, quando escrevia romances históricos ( que particularmente, amo!).

Fazendo um parênteses, quando ela esteve aqui no Brasil e eu fui lá pra ela autografar dois livros meus ( Princesa para sempre e o ultimo da série A Mediadora).







Eu pedi a ela que por favor voltasse a escrever como Patrícia, e que eu amava as histórias desse gênero, infelizmente, ela me respondeu que esse tipo de livro leva muito tempo para ser escrito, já que exige muita pesquisa sobre a época e o cenário, e que no momento isso não estava nos planos dela. Mas que ela adoraria voltar a escrever esse gênero. Ruim pra mim né?

Assim como muitos autores ela resolveu escrever os romances históricos, todos sabem que esses são mais fáceis de conseguir publicar (Assim como ocorreu com A Mia em Princesa para sempre) e ela resolveu encarar essa. É só você chegar numa livraria u numa banca de revista para ver o numero de romances que são publicados, que o diga Nora Roberts!

Bom... Depois de muito tempo ela conseguiu publicar seus livros, o que já faz, sei lá, uns dez anos. Como sempre os livros demoraram em serem traduzidos e lançados aqui no Brasil, como sempre o ocorre com os livros da Meg aqui, em outra oportunidade falarei sobre a demora, o que me irrita profundamente.

Enfim, depois de anos sendo traduzido aqui no Brasil os livros “teen” dela pela editora Record, a editora Essência resolveu tirar do baú os livros dela sobre o pseudônimo de Patrícia, e lançou se não me falha a memória no ano passado o livro A Rosa do Inverno.




Foi o primeiro livro do gênero que eu li, e demorei um pouco pra achar. Mas quando eu li, simplesmente me apaixonei pela história. E logo fui procurando os outros. Já que como fã de carteirinha da Meg era inadmissível que eu ainda não tivesse lido os livros. Mas logo descobri que só havia esse livro em português e que os outros só tinham em inglês. O que que eu fiz? Numa ânsia incontrolável que eu já me acostumei, procurei e achei os outros títulos, não todos e parti pra leitura em inglês. Com a ajuda de um bom dicionário e o tradutor do Google, li Portrait of my heart (continuação de A Rosa do Inverno), A Little Scandall, Lady of Skye, e Educanting Caroline (vulgo Aprendendo a Seduzir). Ainda faltam Kiss de Bridge e An Improper Proposal que eu ainda não achei e demora 7 semanas pra chegar por encomenda.




Enfim, de todos esses os que eu mais gostei, foi coincidentemente o titulo de que eu vou falar hoje.


O livro, um romance histórico, se passa na Londres do século XIX. Nos grandes bailes da aristocracia londrina.
Durante um baile, Lady Caroline Linford abre a porta de um dos cômodos e flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher. Para a sociedade vitoriana do século XIX, tais escapulidas masculinas eram normais, e cancelar o casamento seria impensável. O jeito, decide a jovem, é aprender a ser, ao mesmo tempo, a esposa e a amante, para que o marquês nunca mais tenha de procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições - teóricas, claro - sobre a arte do amor com o melhor dos professores: Braden Granville, o mais notório libertino de Londres. Logo nas primeiras aulas começam a voar faíscas e as barreiras entre professor e aluna caem.

A história é envolvente e com passagens super românticas e quentes. A personagem principal, Caroline é diferente da maioria das inocentes meninas. Independente, vivaz e disposta a tudo para fazer funcionar seu futuro casamento. Ela não se intimida com os outros e mostra a sociedade que uma mulher pode ser mais do que um rostinho bonito. Ela engole o orgulho e procura um jeito de melhorar, demonstrando que não tem medo de aprender coisas novas.

Já ao notório Braden fica marcante aquele clássico homem da época, lindo, arrogante e orgulhoso. Mas o detalhe para ele é que tudo que ele construiu, sua fortuna veio do próprio suor e não de nenhuma herança. Sua falta de títulos ás vezes faz com que ele não se sinta parte do mundo de Caroline.

Para mim as cenas mais gostosas de ler são as das primeiras aulas de Caroline, que apesar de tudo o que ocorre ela ainda mantêm o orgulho e segue em frente. Os personagens coadjuvantes também rendem boas passagens, como a melhor amiga de Caroline, uma mulher que luta pelos direitos femininos e que vira e meche vai parar na prisão, buscando sempre a ajuda de Caroline para tirá-la de lá. E as atrapalhadas que o irmão mais novo da protagonista faz devido a sua imaturidade.


Para quem gosta de um bom romance, como eu. É leitura boa na certa. Para quem esta acostumada a ler os livros teen da Meg, vai estranhar muito, já que os gêneros são muito diferentes. Esse é com certeza um livro adulto e tem cenas muito picantes que talvez não seja bom alguns adolescentes lerem. Se bem que esses jovens de hoje em dia sabem muito mais do que aparentam.

E pensando nisso essa semana ainda vou indicar a vocês alguns excelentes romances, na qual não se pode morrer sem ler.
Logo voltarei a falar da Meg, pelo menos mais duas vezes ate maio. Quando ela vai lançar, FINALMENTE, Runway, o ultimo livro da trilogia Airhead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...