quinta-feira, 23 de junho de 2011

{Divagando} TIM e eu: um caso de amor

Desde que eu me entendo por gente eu tive um celular nas minhas mãos. Há quase dez anos eu mantenho o mesmo número, e até abril mantinha a mesma operadora. Porem, um recente problema com a minha “nova” operadora, que se estendeu de abril até junho me levou a querer jogar meu celular pela janela. E também a desabafar um pouco.

Depois de anos tendo problemas com o telemarketing da Telefônica e da NET, a TIM finalmente entrou na lista negra de empresas que não tratam bem os clientes.

 vivo-claro-oi-e-tim
Tudo começou no bendito dia em que resolvi mudar de operadora de celular. A pressão dos amigos, membros da família e ate a insatisfação com a antiga operadora (os planos eram horríveis), me levaram a “sabia” decisão de mudar para a TIM. Com seus milhares de planos, oportunidades e diversas promoções. Logo, resolvi fazer a famosa portabilidade, aquela em que você muda de operadora sem perder o numero. Afinal, quem já perdeu o celular três vezes e nunca precisou trocar de numero, não iria perder meus contatos a custa de um novo numero.



Devidamente munida, fui a uma loja da operadora e efetuei todo o processo. Sai da loja com a garantia de um bom plano, muitas promoções e a comodidade de não ter que ficar carregando o celular, já que providenciei tudo para o DEBITO AUTOMATICO, que afinal é a melhor coisa que inventaram para os esquecidos. O atendente me disse que automaticamente a primeira conta deveria ser paga no final do mês e que depois eu poderia mudar a data para o melhor dia. Sai de lá com um chip novo e todos os meus créditos.
Em menos de uma semana a minha conta já havia chegado para eu pagar no final do mês, inocentemente achei que estava tudo bem.

Acontece que um mês depois, minha conta de telefone não chegou, assim como não havia saldo para fazer ligações, enviar mensagens ou acessar a internet do meu celular. A conta não chegava e a cada dia eu fui obrigada a ligar para TIM e tentar resolver o meu problema. Cada dia era uma atendente e cada uma me dava uma solução diferente. Desde que eu não era cliente da TIM, até a audácia de dizer que eu havia atrasado o pagamento da fatura anterior, que estava em débito automático e que segundo a atendente o banco poderia atrasar o pagamento.

Eu passei por esse drama nos meses de abril, maio e junho. Sempre levada a acreditar pela ultima atendente que o problema de emissão da minha conta e do saldo do meu celular esta resolvido e que no próximo mês tudo estaria certo.

A gota d'água, foi nesse mês de junho quando novamente a minha conta e nem meus créditos haviam chego, em apenas um dia fui obrigada a abrir cinco protocolos de reclamação, na qual fui orientada a aguardar uma semana pelo retorno da empresa com a solução do problema. Duas semanas depois e sem o contato nenhum por parte da TIM fui obrigada novamente a ligar para a operadora.

Em mais uma acalorada discussão entre eu e a atendente, fui informada de que “houve um erro na portabilidade do celular (?), e você deve procurar a loja em que fiz o plano”. Revoltada e decidida a resolver o problema, me encaminhei ao shopping em busca da solução do problema.
Ao chegar na loja fui informada que eles não tinham acesso aos dados e que eu deveria entrar em contato com a central (lê-se, telemarketing). Dentro de um loja, fui obrigada a ficar quarenta minutos no telefone, onde eu falei com cerca de seis atendentes que identificaram cerca de 6 problemas diferentes, sendo que a ultima solução seria, ir numa loja da operadora”

Um BK depois, pedi ao meu motorista vulgo, meu irmão, me levar a outro shopping. Chego a bendita loja com todas as minhas contas em mãos, números de protocolos e afins. Decidida a sair de lá somente com o meu problema resolvido, oprimi a funcionaria ou coitada que teve o desprazer de me atender que se ofereceu a resolver meu problema sentou em frente ao computador e em dez minutos deu 5 explicações diferentes e inacreditáveis para o porque eu não estava recebendo nem as contas nem os créditos.

No ponto em que eu estava quase chorando de raiva, e a atendente quase chorando de desespero, porque eu estava tocando o terror naquela loja. Ela vira para mim e diz “Não podemos resolver o problema pela loja, teremos que abrir um chamado para a central resolver o problema e em até 7 dias uteis eles retornam com o parecer”. Virei para cara dela e disse “Você só pode estar de brincadeira comigo”.

Nessa hora, juro, baixou o santo em mim. Tive vontade de gritar e tacar o telefone na cara de alguém. A menina estava desesperada, pediu auxilio de dez pessoas arrumou todos os meus dados cadastrais, como se essa fosse a ultima esperança dela. Ainda na promessa dos setes dias eu levantei olhei para a loja e disse, “Segunda-feira estou abrindo uma reclamação oficial no PROCON, e por Deus eu vou ter todos os meus direitos!”

Cheguei a praça de alimentação para encontrar meu irmão e a cunhada, olha para o meu celular e vejo. “O seu saldo é de tantos reais, validos por tantos dias”. Todos os meus credito haviam caído. Milagre?

Jamais vou saber o que aconteceu, na verdade eu fiquei sabendo sim. A atendente da TIM me ligou e informou que “houve um erro na inserção do dados cadastrais, quando você fez o plano”. Ta bom, eu finjo que acredito.

* * *

Parece um alivio ter finalmente seu problema resolvido, enfim poder desfrutar daquilo que você esta pagando para ter. Mas tenho espaço aqui para deixar a minha revolta. Telemarketing é o serviço mais ingrato que existe, mas também é aquele em quem os funcionários devem ser mais bem treinados.

Eu desperdicei ao todo 15 horas da minha vida, sim eu contei! falando com telemarketing ou esperando ser atendida.

Lembrando que a TIM tem um numero de protocolo de 100 números, na qual a voz eletrônica diz uma UNICA vez, e não existe a opção repetir, caso você não tenha entendido o número. Talvez seja uma tática para você não ter o número de protocolo para abrir uma reclamação no PROCON ou na ANATEL, mas depois da segunda ligação aprendi a lição e anotei os 10 numeros de protocolos que adquiri ao longo da minha sina.

Depois do drama do protocolo, vem a parte de falar com as atendentes, e eu juro, que com cada uma eu me estressava, nunca ninguém sabia qual era o problema, e todas as vezes eu tinha que repetir todas as minhas informações, o problema nunca era da atendente e eu era transferida para outra pessoa, e toda a sina se repetia. Sem contar as vezes que me deixaram na espera e desligaram o telefone na minha cara.

Porque o publico consumidor tem cara de trouxa, e apesar de pagar pelo serviço ainda sofre pelo mal atendimento, mal serviço e as faltas de explicações.

tim-amplia-subsidios

Me recordo agora, de no mês passado ter lido uma matéria sobre o crescimento da TIM na revista EXAME, e nesse momento não me esqueço do trecho em que diz que não adianta querer se expandir para todas as classes, se você não tem infra-estrutura nem capacidade para atender o seu cliente.

PS: Pronto! Desabafei!

Thaís

Um comentário:

  1. É um absurdo o que essas empreas, fazem conosco todos os dias. No seu caso foi a TIM, mas todas as empresas de telecomunicações no geral são um lixo.

    Como vc colocou no final, não adianta crescer sem ter um bom atendimento!

    Se fosse você colocava esse texto lá no Reclame aqui, para pelo menos dar um pouco de vergonha para a empresa.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...