domingo, 28 de agosto de 2011

{Resenha} Anna e o beijo francês de Stephanie Perkins



Ultimamente eu ando meio avoada do mundo literário, e da vida online também, os acontecimentos na vida pessoal e profissional são muitos, portanto eu estou com muita coisa atrasada. Inclusive as resenhas, que eu adoro fazer, e pelo fato de saírem mais rápidas vão ser as primeiras que eu colocarei em dia. Por isso resolvi começar do livro mais recente que eu li.

Anna e o beijo francês, foi um livro que eu li somente uma resenha, há um bom tempo atrás, e simplesmente não tive vontade de compra-lo. Mas esta semana em que eu estava em um momento muito agitado de minha vida, a única coisa que me acalmou foram os livros, e só nessa semana foram três de uma vez. Com meu novo emprego (sim, estou em um novo emprego, depois dedico um post somente a isso), pertinho do shopping, tenho a oportunidade de passar pela livraria todos os dias, e na primeira vez que eu passei pela livraria, com o único intuito de comprar qualquer livro que me acalmasse, já que na noite anterior eu tinha terminado de ler Não sou este tipo de garota, e nenhum dos livros que estão parados na minha estante desde o ano passado me atraíram (tenho Linger, I am number four, Firelight e Terra de Sombras), depois de uma voltinha vi Anna e o beijo Frances, por apenas vinte reais, não pensei duas vezes e arrisquei compra-lo.

Depois de toda essa história melodramática vamos ao livro.


ANA_E_O_BEIJO_FRANCES_1305573045P


Que na verdade é super gostoso de ler. Eu achei ele muito fofo, e voltei aos meus tempos de livros infanto-juvenis da Meg, principalmente por causa do nome do livro, que foi a única coisa que eu não gostei do livro, além da sinopse, porque acaba trazendo a ideia errada da história do livro. 

Anna é uma jovem americana que esta indo para seu ultimo anos da escola, mas tudo mudo quando seu pai, que é um escritor superfamoso (tipo Nicholas Sparks), resolve manda-lá para um colégio americano na França. Anna obviamente odeia a ideia, passar o tão sonhado ultimo ano da escola longe dos amigos e da família, além de tudo num pais em que ela não sabe falar uma palavra em francês.

Lógico que Anna esta triste, mas ao contrario de muitas personagem que eu já li por ai ela não pira, na verdade Anna é super relax, e acaba se dando bem no colégio. Logo arranja uma turma de amigos que passam a incluir ela em tudo. O problema é que entre esses novos amigos esta Étienne St.Clair, um americano filho de francês,mas que morou na Inglaterra e portanto tem o maravilhoso sotaque britânico, além de ser lindo de morrer. O problema é que ele já tem namorada.

E é ai que a sinopse do livro acaba nos levando a pensar que a história vai para um rumo previsível. Acontece que Anna sabe da situação de St. Clair, e por isso reprimi todo e qualquer sentimento que possa surgir, mas isso não impede que os dois se tornem amigos. E isto que é o legal do livro, Anna e St. Clair constroem ao longo do livro uma grande amizade, do tipo melhores amigos, cheia de companheirismo e entendimentos. 

Ao longo do livro Anna vai conhecendo Paris pelas melhores maneiras possíveis, ao mesmo tempo amadurecendo e aprendendo com a vida. As cenas em que ela sai da escola para conhecer a cidade são muito gostosas de ler, você acaba entrando no clima da cidade. E quando ela entra na livraria Shakespeare and Company?? E vê toda aquela bagunça? (Abre aspas, que no dia que eu for para Paris eu vou visitar esta livraria).

Mas o livro não é só feito de bons momentos vividos em Paris, e por isso que ele acaba saindo um pouco do clichê. Primeiramente acaba sendo inevitável para Anna sentir algo a mais por St. Clair, principalmente depois das rasteiras que ela acaba levando ao longo do livro. Quando ela e St. Clair estão juntos, é impossível não sentir a tensão sexual emanando dos dois, mas cada um tem consciência de que levar a amizade para outro nível é errado, e isso acaba magoando por demais os dois.

A partir deste ponto, comecei a nutrir uma raiva por St. Clair, que apesar de ser uma boa pessoas, fez as escolhas erradas, e por isso acabou magoando os outros e a si mesmo, por muitas partes do livro fiquei com  muita raiva dele, queria simplesmente dar uma sacudida e falar “Alôoooo!!! Acorda pra vida meu filho”. Enquanto que a Anna, por muitas vezes foi passional, mas sempre sendo sincera, por isso gostei dela, ela foi extrovertida e autentica, mas sempre disse a verdade.

Confusões a parte, o livro é uma ótima pedida, para relaxar, e conhecer um pouco de Paris. Mas também para mostrar que as decisões erradas podem nos levar para caminhos diferentes onde só encontramos magoas.


Nota: 4/5

2 comentários:

  1. Eu estou tão doida para ler esse livro. Primeiro porque todo mundo está falando bem desse livro, e segundo pq amo Paris....

    Pelo que você falou é bem diferente da maiorias dos romances de YA, por isso estou ainda mais curiosa para conhecer esse livro.

    Vc fez bem em passar Terra das Sombras, que livro chatoooo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é puro amor, que pena que não rolou 5 estrelas pra ti :)

    Ah, e outra coisa, teu lay tá muito fofo *-*

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...