sexta-feira, 28 de outubro de 2011

{Resenha} Paixão de Lauren Kate


Todo mundo que acompanha o mundo literário, sabe que a série Fallen é uma das mais bem sucedidas em vendas desde o seu lançamento. Eu acompanho a série, mas desde Tormenta, eu dei uma desanimada, tanto que demorei para ler o segundo livro da série, quanto para comprar o terceiro. Na verdade eu só comprei Paixão porque foi bem na época que a Lauren veio para o Brasil (Veja post aqui).

Enfim, quase dois meses depois de ter lido o livro. E a poeira ter baixado um pouco, cheguei no domingo e coloquei uma meta. Iria ler esse livro essa semana! E foi mais fácil do que imaginei, li em dois dias, contra 1 dia de Fallen e 1 semana para Tormenta.

PAIXAO_1310755228P Luce embarcou em um anunciador, para enfim tentar desvendar os mistérios de suas vidas passadas. A cada mergulho, Luce e Daniel se apaixonam e são separados dolorosamente.

Saber o que aconteceu em suas vidas passadas pode ajudar a desvendar o mistério de sua maldição que assombra a vida de Luce e Daniel, mas a cada mergulho mais fundo na história de amor dos dois, pode trazer a tona terríveis lembranças.
Todos estão atrás de Luce, principalmente Daniel que esta preocupado com a sua sobrevivência e com os perigos que essa viagem pode trazer se Luce ousar mexer no que ficou no passado.


Tudo o que eu esperava deste livro eram respostas, respostas para todas as questões que rodearam os dois primeiros livros da série. E vamos combinar, segredos é o que não falta para esta série e Paixão tinha tudo para ser um gabarito de prova, mas para mim foi decepcionante.

 
A ideia do livro foi muito boa, afinal, para Luce nada melhor do que desvendar o passado para descobrir sobre a sua maldição. Além disso poderíamos enfim ver como Luce reage indo sozinha nessa busca. O livro começa muito bem, já na ação, a cada capítulo Luce conhece cada um dos seus encontros com Daniel e em todos eles vive a dor da morte e da perda. Cada vez que Luce sai de uma história e encara outra, Daniel aparece atrás para reviver tudo novamente. Então pela primeira vez temos uma grande visão do que todas essas perdas representaram para Daniel, todo seu sofrimento e principalmente o seu ponto de vista.

O problema foi que, no começo até que essa história de entrar no passado era muito legal, ainda mais porque a Lauren ambientou em cada uma das vidas de Luce algo bem diferente, mostrando as diversas facetas da personagens, inclusive as vidas em que ela foi mesquinha. Sempre víamos como Luce e Daniel se apaixonavam loucamente e depois como tudo era destruído, e isso acabou ficando repetitivo. As respostas que Luce procurava não apareciam e a cada nova vida tudo o que ela queria era impedir sua morte ou tentar mostrar o quanto ela amava Daniel, chegando a ficar meio meloso e desesperado em diversos momentos.

Apesar de terem sido incluídos novos elementos nos livros e o passado de alguns personagens serem explicado (como a de Cam que tem de longe a melhor explicação, que quase não aparece =/; e também a de Daniel), as respostas demoraram a vir e para mim vieram incompletas. Tanto que lá pelo final do livro eu tive que reler algumas partes para identificar que aquilo era realmente uma das explicações para os mistérios da história.

Como balanço final do livro, houve uma tentativa de se explicar as origens e uma possível solução para a maldição de Luce. Apesar de algumas explicações o final se encaminha para algo maior e totalmente diferente, na qual abre as portas para o quarto livro (ultimo, eu espero?) com um ambiente diferente e bem mais complicado, acabando por deixar de lado questões importantes envolvendo os primeiros livros.
Nota: 4/5

Um comentário:

  1. Olá Thaís!
    Achei que faltou alguma coisa em Paixão, algumas vezes achei muita enrolação, mas o final me deixou ansiosa para Rapture
    Realmente, ainda tem muita coisa para ser explicada...
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...