segunda-feira, 31 de outubro de 2011

{Divagando} O PAN é para todos!


A uma semana atrás, estava na faculdade almoçando, quando duas meninas sentadas ao meu lado soltaram “tem alguma competição importante acontecendo?”

Se voce não é uma pessoa alienada, que não sintoniza em somente um canal de televisão e que tem acesso a outras fontes de informação deve saber que ontem terminou os Jogos Pan Americanos de Guadalajara. Não sabia?

Panamericanos_Guadalajara_2011_grande

No decorrer das duas ultimas semanas uma das mais importantes competições esportivas vem ocorrendo. Mas sinto dizer que ela foi relegada a coadjuvante.

Uma compretição que quatro anos atras quando ocorreu no Rio de Janeiro, teve a maior cisibilidade possivel naquela época, mostrando o desempenho de nossos atletas e pela primeira vez mostrou se o país sairia bem num aquecimento para uma candidatura as olimpiadas.

O PAN terminou neste domingo, e tivemos nossas vitorias e nossas derrotas. Algumas merecidas, outras muito sofridase não podemos falar mal de nossa delegação, eles fora lá e representaram o Brasil da melhro maneira que podiam, dentro das limitações deles.

1130212
Para mim os jogos Pan-americanos, que eu acompanhei ao longo dessas semana teve seus lados bons e ruins. O lado bom obviamente são as conquistas que o país teve, nas mais diversas modalidades, assim como o evento em si, que já é um grande espetáculo. Mas, infelizmente, eu não vim aqui falar bem dos jogos. Porque para mim, na verdade foi uma grande decepção.


Apesar do bom desempenho brasileiro, os jogos não podem sequer ser um termômetro para as Olimpíadas. São poucas as modalidades que tem real chance de medalhas de ouro, podemos incluir nessa conta alguns esportes coletivos como o vôlei, e alguns atletas individuais como o Cesar Cielo, Maurren Maggi e o Diego Hipolyto, que realmente estão no nível de competição internacional e com reais chances de conquista olimpica. Para o resto sinto dizer, falta profissionalismo, sangue frio, controle emocional, competitividade e para alguns há uma certa dose de amadorismo. Mas alheio a todos esses problemas, falta mesmo é investimento nas diferentes modalidades esportivas aqui no Brasil, pouco se investe e pouco se incentiva em outras modalidades que não seja futebol. Pelo menos estamos vendo a situação se reverter com o vôlei e a natação.

Alguns atletas podem até se destacar  no Pan, como o nadador Thiago Pereira e seus vários ouros. Apesar de ir bem na competição, ele não possui índices suficientes para ir bem nas Olimpíadas (foi o que ocorreu em Pequin), e com os tempos dele não conseguiria sequer uma medalha numa competição de alto nível. O mesmo se aplica para algumas outras modalidades, que tiverem um excelente desempenho na competição americana, mas que simplesmente não possuem competitividade para sequer sobreviver num mundial competindo contra atletas do resto do mundo.

Sinto dizer, que por enquanto, não há muito  o que se esperar do Brasil para as Olimpíadas de Londres, o que temos esta aí. Precisamos é pensar em como será 2016, se o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), vai se aproveitar do fato de que poderemos competir em todas as modalidades, e desenvolver os mais diversos esportes aqui no país.


pan-americano-2007-caueMas definitivamente algo que me deixou mais revoltada nestes jogos, não foi a decepção em algumas modalidade do brasileiros, foi a falta de sensibilidade da imprensa em geral (incluindo a Record) com a competição. Sou totalmente contra o fato de os direitos de transmissão dos jogos serem vendidos para uma só emissora, os jogos deveriam ser de livre acesso para todos. Apesar do discurso de que as imagens poderiam ser vinculadas em qualquer emissora, o fato de a transmissão ser monopolizada, acabou fazendo com que outras emissoras nem sequer falassem dos jogos (lê-se Globo aqui).

A falta de comprometimento com o esporte, e visão individualista de cada um correndo atrás daquilo que considera melhor, deixou por varias vezes a competição relegada a coadjuvante.

A Sr. Record, tem seus méritos e deméritos. Assim como fez nas Olimpíadas de inverno, tivemos a oportunidade de ver as mais diversas modalidades sendo exibidas, não havia pequenos flashs na programação, os jogos foram inteiramente transmitidos, mesmo aqueles que algumas pessoas consideram chatos eles foram transmitidos e tiveram igual visibilidade.

Mas a falta de preparo da equipe jornalística da Record foi marcante. Narradores sem o mínimo conhecimento do esporte (poderiam ter feito uma pesquisa prévia, não é?), que soltavam ao longo das transmissões diversas pérolas. Falta de comentaristas em diversas modalidades, para que pudessem explicar ao telespectador sobre o esporte, ou a falta de experiência para os poucos comentaristas existentes. A presença de reportes por deveras inconvenientes, como aquela que estava na natação, além de soltar muitas perolas não tinha tato o suficiente para entrevistar os atletas.

E pior do que isso, é dedicar 5 minutos de uma retrospectiva, para simplesmente agredir a Globo por primeiro veicular a imagem sem exibir os direito e depois para ficar tocando picuinha, e vez de se preocupar com a sua própria transmissão.

Cabe agora a Record, treinar toda a sua equipe esportiva, para não fazer feio nas Olimpíadas, já que definitivamente esta competição esta em outro nível.Cabe também as outras emissoras a consciência de que elas devem fazer aquilo que elas existem para ser feitas, veicular informação relevante para os seus espectadores.

E finalmente ao governo brasileiro, o ministério dos esportes deve-se fazer um planejamento no desenvolvimento de nossos atletas, visando 2016.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

{Resenha} Paixão de Lauren Kate


Todo mundo que acompanha o mundo literário, sabe que a série Fallen é uma das mais bem sucedidas em vendas desde o seu lançamento. Eu acompanho a série, mas desde Tormenta, eu dei uma desanimada, tanto que demorei para ler o segundo livro da série, quanto para comprar o terceiro. Na verdade eu só comprei Paixão porque foi bem na época que a Lauren veio para o Brasil (Veja post aqui).

Enfim, quase dois meses depois de ter lido o livro. E a poeira ter baixado um pouco, cheguei no domingo e coloquei uma meta. Iria ler esse livro essa semana! E foi mais fácil do que imaginei, li em dois dias, contra 1 dia de Fallen e 1 semana para Tormenta.

PAIXAO_1310755228P Luce embarcou em um anunciador, para enfim tentar desvendar os mistérios de suas vidas passadas. A cada mergulho, Luce e Daniel se apaixonam e são separados dolorosamente.

Saber o que aconteceu em suas vidas passadas pode ajudar a desvendar o mistério de sua maldição que assombra a vida de Luce e Daniel, mas a cada mergulho mais fundo na história de amor dos dois, pode trazer a tona terríveis lembranças.
Todos estão atrás de Luce, principalmente Daniel que esta preocupado com a sua sobrevivência e com os perigos que essa viagem pode trazer se Luce ousar mexer no que ficou no passado.


Tudo o que eu esperava deste livro eram respostas, respostas para todas as questões que rodearam os dois primeiros livros da série. E vamos combinar, segredos é o que não falta para esta série e Paixão tinha tudo para ser um gabarito de prova, mas para mim foi decepcionante.

 
A ideia do livro foi muito boa, afinal, para Luce nada melhor do que desvendar o passado para descobrir sobre a sua maldição. Além disso poderíamos enfim ver como Luce reage indo sozinha nessa busca. O livro começa muito bem, já na ação, a cada capítulo Luce conhece cada um dos seus encontros com Daniel e em todos eles vive a dor da morte e da perda. Cada vez que Luce sai de uma história e encara outra, Daniel aparece atrás para reviver tudo novamente. Então pela primeira vez temos uma grande visão do que todas essas perdas representaram para Daniel, todo seu sofrimento e principalmente o seu ponto de vista.

O problema foi que, no começo até que essa história de entrar no passado era muito legal, ainda mais porque a Lauren ambientou em cada uma das vidas de Luce algo bem diferente, mostrando as diversas facetas da personagens, inclusive as vidas em que ela foi mesquinha. Sempre víamos como Luce e Daniel se apaixonavam loucamente e depois como tudo era destruído, e isso acabou ficando repetitivo. As respostas que Luce procurava não apareciam e a cada nova vida tudo o que ela queria era impedir sua morte ou tentar mostrar o quanto ela amava Daniel, chegando a ficar meio meloso e desesperado em diversos momentos.

Apesar de terem sido incluídos novos elementos nos livros e o passado de alguns personagens serem explicado (como a de Cam que tem de longe a melhor explicação, que quase não aparece =/; e também a de Daniel), as respostas demoraram a vir e para mim vieram incompletas. Tanto que lá pelo final do livro eu tive que reler algumas partes para identificar que aquilo era realmente uma das explicações para os mistérios da história.

Como balanço final do livro, houve uma tentativa de se explicar as origens e uma possível solução para a maldição de Luce. Apesar de algumas explicações o final se encaminha para algo maior e totalmente diferente, na qual abre as portas para o quarto livro (ultimo, eu espero?) com um ambiente diferente e bem mais complicado, acabando por deixar de lado questões importantes envolvendo os primeiros livros.
Nota: 4/5

terça-feira, 25 de outubro de 2011

{Divagando} Tá dificil de ler!



É sempre bom falar aqui dos livros que eu li e gostei, ou que não tenha gostado. Já separei posts no blog para futuras leituras, o que eu gostaria de ler, mas nunca parei para escrever de livros que eu não consego ler.
Com a pilha crescente de livros aqui na minha estante que já estão fazendo aniversário, e eu que ainda não li, resolvi fazer este post.

Geralmente eu saio comprando livros que eu acho que vou gostar, pela história, pelas indicações, pela capa, e esses livros não ficam de fora dessa minha lista selecionada. Porém, depois de várias tentativas de leitura, eles foram ficando para trás, fui adquirindo novos livros, lendo esses novos livros rapidamente e nada de eu seguir as leituras dos antigos. 

Eu amo ler, e se pudesse estaria sempre lendo um livro. O meu problema é que quando eu pego um livro, não consigo parar de ler, mais do que isso, eu  não gosto de parar de ler, por mim leria um livro sem parar até chegar ao final. Eu sinceramente não gosto de ficar estendendo o drama de descobrir o que vai acontecer. O que ocorre, é que as vezes surgem no meu caminho empecilhos para o bom desenvolvimento das leituras, como e principalmente as provas da faculdade, que exigem horas de estudo sempre na ultima hora, (Para quem não sabe, eu faço economia, então juntamos muita história e matemática), e já que além de fazer faculdade eu ainda trabalho e faço curso de inglês e de espanhol, o pouco e raríssimo tempo tem que ser bem mal distribuido distribuído. Ou seja, tirando as poucas rarissimas horas de lazer, não sobra muito tempo para as leituras em tempos como o de provas finais. E vou ser sincera, para mim, ficar sem ler, faz muito mal, é como tirar de um viciado a sua droga.

Além desse problema de pausas forçadas na leitura, eu também procuro ler, para não me cansar, intercalando livros  em inglês e português. Ou as vezes ocorre algo pior, aparecem livros que eu quero muito ler, e acabo deixando os outros para trás.
Então vamos a lista.

LINGER_1257606210P1- Linger – Maggie Stievfater
Data da aquisição: 30/10/2010
Onde estou: Pagina 149
O que acontece: Eu comprei esse livro logo depois de ter lido Calafrio, isso porque eu gostei muito do primeiro livro da série e estava super ansiosa pela continuação. Eu comecei a ler e aí…. parei. Hoje, quase completando seu primeiro aniversário ele continua parado. Mas é um dos que esta mais adiantado, o fato do livro estar em ingles não é um impecilho, apesar de eu quase ter comprado em portugues para ver se a leitura engrena.  A leitura já esta na terceira etapa, ou seja o número de vezes que peguei ele para ler, mas só foi atingida depois de muita força de vontade, porque simplesmente não possuo incentivos para continuar, parece que não estou no clima para o livro, apesar de já estar quase na metade.





I_AM_NUMBER_FOUR_1281300470P 


2 – I am number four
Data da aquisição: 30/12/2010
Onde estou: Página 5
O que acontece: Eu comprei esse livro por impulso e só tinha em ingles, mas o livro era super bem comentado. Varias resenhas legais e a história parece ser do meu tipo, na época também queria muito ler o livro antes do filme. No final, não li o livro, nem vi o filme e desde que eu comprei já saiu a tradução, pior do que isso, já saiu até a continuação. Comecei a ler ele e logo larguei, mas já ensaiei a volta varias vezes.






 


FIRELIGHT__1302117069P 


3 -  Firelight
Data da aquisição: 30/12/2010
Onde estou: Página 5
O que acontece: Eu comprei Firelight junto com a série The Hunger Games e I am number four, e este foi a vendedora da livraria que me convenceu a ler. Afinal de contas, você já leu sobre vampiros, bruxos, lobisomens, anjos, porque não dragões? Parei nas primeiras paginas do livro e depois que li a resenha da Carol do Garota que lê, eu acabei desanimando com a história e este foi o livro que menos rodou pelas minhas bolsas.







SHADOWLAND_1290218188P 


4 – Terra de sombras
Data da aquisição: 12/01/2011
Onde estou: Página 10 (vulgo primeira página)
O que acontece: Sabe o que me desanimou? Foi pensar que eu estou muito longe de terminar a série, além do mais que ouvi dizer que esse Chama Negra são os livros mais chatos de se ler, e já que eu não estou com disposição de gastar dinheiro com o resto da série no momento, há menos incentivo ainda para que eu leia o livro.








Além desses livros que estão parados desde o ano passado, tenho mais alguns, que estão parados a pouco tempo (no máximo dois meses), porque estão na fila de leituras. Ultimamente eu ando lendo bem devagar. 

Aproveitando este post, que tal um Eu vou ler? Ainda tenho a minha meta de leitura para este ano. Miseros 52 livros... a metade do que eu li o ano passado. Isso sim é uma vergonha!

Então vamos lá, minha nova listinha de livros na ordem em que eu pretendo ler.

No momento em que eu escrevi este post eu estava lendo Glória Mortal, mas como o momento em que eu escrevo é bem diferente do momento que eu vou postar, já li Paixão também e agora estou em Overbite da Meg!

*Lista sujeita a alterações na ordem!

- Eternidade Mortal de Nora Roberts
- Extase Mortal de Nora Roberts
- Questões do Coração de Emilly Giffin
- Linger de Maggie Stievfater
- Terra de Sombras de Alyson Noel
- Firelight de Sophie Jordan
- The Iron Kinght de Julie Kagawa
- I am number four de Pitaccus Lore
- Love Story de Jeniffer Echols
- Endless Summer de Jennifer Echols

sábado, 15 de outubro de 2011

{Resenha} A Filha do Ferro de Julie Kagawa

A_FILHA_DO_FERRO_1309181369PQuando eu comecei a ler a série “Os encantados de ferro”, ou The Iron Fey, em inglês. Eu aguardava uma pequena expectativa da série, já que ela tinha boas criticas aqui no mundo literário. Depois de ter amador ler O Rei do Ferro, eu fui a procura do segundo livro da série, porque simplesmente não poderia ficar sem saber como continuaria a série, na época o já intitulado A Filha de Ferro, que ainda não tinha sido lançado pela Editora Underworld aqui no Brasil.

Como uma boa leitora ansiosa, eu fui em busca do livro em inglês, porque ainda não havia data certa para lançamento do livro. Cheguei a encomendar o livro em inglês, junto com o terceiro da série (The Iron Queen). Mas como fui um pouco lerda nesse processo, quando fui dar uma das minhas olhadinhas usuais nos sites de livraria lá estava A filha do ferro, super disponível para compra-lo! Não pensei duas vezes, e no dia seguinte já estava com ele nas mãos (junto com Overbite da Meg e The Iron Queen).

Atenção! Esta resenha contem spoliers do primeiro livro da série, O rei do ferro.

Neste segundo livro da série, Meghan esta sozinha na gelada corte de Unseelie. Sim, Ash cumpriu sua promessa e a levou para as terras de sua rainha. Lá ninguém liga para ela, nem sequer lembram dela. E o pior de tudo é que Ash parece fingir que ela não existe. Sofrendo mais do que nunca ela tem que fazer de tudo para sobreviver na gelada corte, e pior ainda, sobreviver a ira de Mab, a rainha da corte que não acredita na existência dos encantados de ferro, por mais que Meghan insista. Como se as coisas não pudessem ficar pior, o Cedro das estações é roubado pelos encantados de ferro na corte de inverno.

Agora, só Meghan tem o poder de descobrir quem roubou o Cedros das estações e impedir que uma guerra entre Verão e Inverno destrua o Nevernever.

Este livro é sensacional, bem melhor do que o primeiro. Agora que Meghan já conhece o mundo das fadas, e mais importante a existência dos encantados de ferro. No começo do livro ela esta presa e sem ter o que fazer na corte de inverno, ela esta sozinha e sofrendo pelo fato de Ash fingir que ela não existe. Esta parte é iremos dizer um pouco parada, principalemente pelo fato de que eu não suporto personagens que passam o livro sofrendo por meninos. 

Mas a agonia dura pouco, já que logo, os grandes eventos que se sucedem no livro colocam a história para frente, e principalmente muita ação. Com o Cedro perdido, Meghan  se sente na obrigação de encontra-lo e impedir a guerra, e definitivamente nem Ash nem Puck irão deixa-la sozinha nessa empreitada.

A incrível aventura é cheia de ação, Julie não economizou criatividade na hora de descrever todas as cenas, o livro esta mais que perfeito. Todas as passagens foram bem planejadas e toda a jornada é cheia de altos e baixos. Os três Meghan, Ash e Puck, formam um trio e tanto, e apesar de toda a tensão sexual que aflora ao longo do livro, tudo é bem dosado para não deixar o leitor fatigado de cenas românticas ou ação de mais. O livro agrada a todos.

E principalmente agrada a mim, por que  A filha do ferro simplesmente fez eu amar a série. Por inteiro, todos os personagens, inclusive as voltas de Grim (o gato metido falante) e a presença do Cavalo de ferro, que deu todo o toque especial ao livro. Cheguei a ficar com lagrimas nos olhos. *.* Isso tudo sem falar do Ash, que neste livro me levou do ódio a devoção, porque ele esta mais do que perfeito!!!! Misturando momentos de gelo, com outros apaixonantes, ele conquistou completamente meu coração nesse livro.

E o final???? O que foi aquilo? Quando eu estava nas ultimas páginas do livro, estava sem fôlego, mas não conseguia parar de ler. Uma série de eventos emocionantes que levaram a um desfecho que me fez correr e começar a ler as primeiras páginas de The Iron Queen, por que desculpa, dessa vez eu não iria aguentar de maneira nenhuma a tradução. A filha do ferro começa morno, mas termina completamente pegando fogo!!!! Todas as escolhas feitas pelos personagens que acabam por levar ao desfecho, são de matar qualquer um do coração.

Então se você já leu O rei do ferro, não sei o que você esta esperando, a filha do ferro, lhe proporcionara os melhores momentos da série. E para quem ainda não se aventurou nesse maravilhoso mundo das fadas, já mais do que passou da hora!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

{Divagando} A crise dos vinte

Eu sei que faz muito tempo que não posto aqui, mas como sempre a faculdade me consome e o novo emprego também. E depois vem a monografia… ai já viu. Mas esses dias eu tive muito o que pensar, porque chega um momento da vida que acabamos olhando para trás.

No que eu intitulo, “A crise dos 20 anos”, fase aquela que realmente somos considerados adultos e finalmente podemos e somos obrigados a assumir nossas responsabilidades. Voce nunca pensou nisso?

Quando uma pessoa pergunta sua idade, e você responde 20, a denotação da idade é completamente diferente do que se você tivesse respondido 19. Parece que há um ar de adulto, algo mais maduro.

Hoje, parei por um momento em comecei a pensar, em que momento da minha vida estou. Será que estou aonde eu realmente quero?

Se fosse uma psicóloga, diria que estaria fazendo uma autoavaliação, tentando descobrir como eu me sinto em relação a tudo o que aconteceu na minha vida. Afinal a única coisa que os psicólogos não fazem é responder as suas perguntas. Mas vamos dizer que sempre surge aquele momento em que paramos e vemos aonde realmente estamos.

Quando somos jovens, sempre sonhamos com algo, sonhamos viajar, conhecer nossos ídolos, fazer 18 anos, entrar na faculdade... enfim, simplesmente sonhamos. Porém, podemos facilmente dividir nossos sonhos entre os praticamente impossíveis, mas que é sempre bom e sempre continuamos sonhando, como ganhar na loteria, viajar o mundo todo, conhecer o seu ídolo ou até encontrar o cara perfeito. Mas também há aqueles sonhos realizáveis, aqueles que apesar de difíceis são totalmente possiveis, mas tais sonhos só se realizam a muito custo e sacrifício e principalmente tempo, como passar no vestibular, viajar para o exterior, conseguir o emprego dos sonhos... 

Sabemos que sonhar não custa nada, mas que alcançar os sonhos realizáveis é sempre possível, basta você fazer sacrifícios, abrir mão de regalias e colocar a mão na massa porque, infelizmente nada nessa vida acontece de graça. E foi olhando para o passado, que percebi pela primeira vez em minha vida, estou exatamente onde queria e onde planejei estar, alcançando não só todas as minhas metas, mas conseguindo para mim tudo aquilo que eu sonhei.

Hoje, depois de todos os sacrifícios que passei para conseguir o que eu queria, acredito que as pessoas podem conseguir tudo o que elas querem, e não há desculpa nessa vida para não se conseguir o que quer, não que nessa vida não exista obstáculos, por que há e muitos. Diversos obstáculos que só querem te derrubar, mas que você tem que ser forte e se levantar, seguir em frente e encontrar mais motivos para atingir seus objetivos.

Voce ira fracassar? Ira e diversas vezes. Ira se perguntar porque para algumas pessoas é tão difícil e complicado conseguir as coisas, enquanto para outras tudo vem fácil. E assim me lembro da frase de uma amiga minha, num dia em que fracassei, que todos os desafios que passamos, nos tornam pessoas diferentes e mais importante, nos tornam pessoas fortes.

Assim, eu penso, o que você quer para sua vida? Onde você quer estar daqui a dez anos, e mais importante do que isso, o que você esta fazendo para chegar lá. Eu sei que parece muito pergunta de entrevista, mas penso que uma pessoa sem sonhos, sem metas de vida é uma pessoa sem futuro. E pior uma pessoa acomodada.

Ser obstinado não te torna egoísta, você não precisa passar por cima das pessoas para conseguir o que quer. Afinal, algo que eu aprendi em economia é que as pessoas sempre querem mais e mais, e infelizmente não há recursos para todos, então, hoje ou escolhemos viver na margem, ficando apenas na média, ou fazemos a diferença e nos destacamos por conseguir aquilo que queremos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...