domingo, 5 de agosto de 2012

{Especial Cinquenta Tons} As 50 sombras de Grey





“Oh Christian... my possessive, jealous, control freak Christian” – Ana em Fifty Shades Freed

Se levamos ao pé da letra, a melhor tradução na minha humilde opinião de Fifty Shades of Grey seria justamente o titulo desse post. Porque passa para mim a imagem que eu formei ao longo dos três livros sobre um dos personagens masculinos mais complicados e mais apaixonantes que eu já li.

Cinquenta tons de cinza, e os demais livros da série, são narrados em primeira pessoa, pela Ana. A garota que se envolve com Christian, o “mocinho” perturbado. Mas não se engane, o personagem principal dessa série é sem duvida nenhuma o próprio Christian Grey, os três livros da série são sobre ele. Toda a história é desenvolvida dentro de seus problemas.


Nome: Christian Trevelayn Grey
Idade: 28 anos
Profissão: CEO of Grey Enterprises Holdings, Inc
Resumo de vida: Foi adota aos 9 anos por Grace e Carrick Grey, formou-se em Princenton e muito cedo montou sua empresa. Por motivos que voces só descobrirão no livro, ele optou por viver o estilo de vida BDSM em lugar de relacionamentos normais.

Um psicólogo ou psiquiatra, cairia de cabeça na leitura de Cinquenta Tons de Cinza, simplesmente para tentar entender este personagem tão enigmático. Não sei de onde E.L. James tirou sua idéia de Christian, mas ele é definitivamente o antônimo do que entenderíamos como “mocinho da história”. Entenda que mocinho é a ultima coisa que ele é, ele é ao final, o pior tipo de homem que uma mulher poderia conhecer, cheio de defeitos, extremamente complicado e cheio de demônios do passado que rondam a sua vida.

Christian é totalmente ciente dos seus problemas (esse é primeiro passo para a cura), também é ciente das suas dificuldades de superar esses problemas. Aliás o próprio psicólogo de Christian tem uma definição para seus principais problemas, vamos lá?

Haphephobia: medo de ser tocado.
Self-abhorrence: (auto-aversão) – pessoa que se odeia.
“I´m nothing, Anastacia. I´m husk of a man, I don´t have a heart.”
Parasomnia: pessoa que sofre de constantes pesadelos,

Atenção! Segundo o Dr. Flynn Sadismo, é um estilo de vida e não um problema. Então podemos ficar alividas com esta outra sombra de Grey, que na verdade é o que dá o toque erótico ao livro. Mas de uma maneira boa.

“I´m still me, Anastacia – in all my fifty shades of fucked-upness. Yes, I have to fight the urge to be controlling… but that´s my nature, how I´ve dealt with my life.” – Christian para Ana em Fifty Shades Darker.

Ele pode ser controlador, extremamente ciumento e possessivo, e logo depois ele pode ser amoroso, sincero carinhoso e gentleman. Ele também pode ser extremamente rancoroso... ele pode ser várias coisas, afinal ele tem Fifty Shades. E ao longo do livro nos identificamos com todas as facetas desse personagem fascinante, seja bom ou seja mal, nós o julgamos,  sim, em seus piores momentos, mas não deixamos de ser conquistadas por ele. Ele é um homem para todos os gostos, mas também alguem com quem voce tem que medir as palavras, ele vai de um extremo de humor a outro (bipolar?), mas ao mesmo tempo ansiamos por todas as passagens do livro em que ele deixa de ser o empresário e se torna nas palavras de Ana, o boyish Grey.

“You´re very easy to love. Don´t you see that?” - Ana para Christian

Quando menos esperamos estamos apaixonadas por ele, seja pelo seu lado menino, que é de ficar com um sorriso no rosto e com vontade de colocar no colo e ninar. Seja pelo seu lado romântico, que jamais esquece de como seu um verdadeiro cavalheiro. Seja o sadomasoquista, que sabe o que quer e como quer. Seja (minha faceta preferida) o controlador, possessivo e extremamente protetor. Ou por fim, o seu lado homem, que transparece ao longo dos livros, e que adequa cada uma das facetas anteriores em apenas um olhar obscuro, que faz Ana (e nós) tremer dos pés a cabeça. 

Grey também se revela ao longo do livro, não um homem de 28 anos, mas um menino, que pouco viveu nesta vida. Mas que a cada "Another First" em suas próprias palavras, aprende um pouco de como é a vida e de como é bom aproveita-la. Uma brisa de bem estar na mente tão perturbada desse menino-homem.

“Anastacia, I´m not a heart and flowers kind of man... I don´t do romance.”
Fifty shades of Grey, p.72


Christian, não é um personagem masculino normal, como costumamos encontrar na maioria dos livros, na verdade ele esta longe de ser perfeito, e é por isso que ele parece mais próximo de nossa realidade. Ao longo da série, nós encontramos todos os seus defeitos, mas também todas as suas qualidades. Assim, quando terminamos a série, sabemos que não nos apaixonamos pelo ideal masculino, mas apenas por um homem, com todas as suas limitações e defeitos. E mais do que tudo aprendemos assim como Ana a aceitar quem ele é.

Later!

2 comentários:

  1. estou a ler.. a primeira impressão é que não vou gostar nem um pouco desse tipo.. mas agora (vou quase no final do 1º livro) até vou simpatizando com ele.. acho que sinto pena do cara!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!
    Realmente Cinquenta está longe de ser o 'mocinho', mas eu estou muito empolgada para terminar de ler (estou no ultimo livro)...
    Por favor não pare de escrever!?

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...