domingo, 17 de fevereiro de 2013

[DRD] #2 A Culpa é das Estrelas de John Green

A pergunta que não quer calar é: Por que eu ainda não tinha lido A Culpa é das Estrelas?

Eu tenho o livro na minha estante desde agosto, quando comprei ele numa promoção. Antes disso eu quase comprei o livro em inglês, afinal de contas a capa é mais do que bonita. Não preciso dizer a quantidade de vezes que me indicaram ler A culpa é das estrelas. Antes mesmo do livro ser publicado em português já havia uma legião de fãs por aí. E mesmo estando com o livro na minha estante desde agosto, simplesmente não o li. Os motivos foram muitos, primeiro estava terminando a faculdade, depois tinha mais um milhão de livros para ler, mas no fundo era porque eu sabia que era um livro triste. 

Mas resolvi incluir A Culpa é das Estrelas (ACEDE) no Desafio Realmente Desafiante, para ver se agora tomava coragem de ler o livro de vez. E finalmente consegui!!! O desafio cumprido com o livro foi:

9. Ler um livro cujo título tenha mais de 5 palavras.


Mesmo assim fui com muitas expectativas para a leitura do livro. Posso dizer que boa parte delas foram alcançadas, mas nem todas, infelizmente. Encarei a leitura de ACEDE com o tipo de concepção do que seria a história do livro, que acabou não sendo o que eu encontrei. 

Este foi o primeiro livro que li do John Green, mesmo tendo todos os outros dele aqui. Muitas pessoas me disseram que ACEDE é o melhor livro já escrito por ele, e que se eu pegar os títulos anteriores vou encontrar uma incrível diferença entre os livros. Apesar do que as pessoas disseram, eu considero o livro ótimo, mas nada que tenha conquistado meu coração e feito com que me apaixonasse pelo livro. Enquanto em alguns pontos eu adorei as passagens e principalmente o relacionamento da Hazel e do Gus, em outras eu achei as passagens extremamente maçantes.

Hazel Grace é uma paciente terminal que desenvolveu um tipo raro de câncer. Contra todas as expectativas, um novo tratamento conseguiu ampliar a sua sobrevida. Ela simplesmente sabe qual será seu fim e que talvez ele seja breve. Definitivamente ela vive numa corda bamba, simplesmente à espera. 
No grupo de apoio a crianças com câncer ela conhece Augustus Walters, um jovem que teve câncer nos ossos e como consequência teve que amputar uma das pernas. A amizade logo surge entre os dois e o que era para ser uma situação depressiva da-lhes a chance de viver.

Como vocês bem sabem meu histórico de dramas é meio complexo, então no fundo eu estava com medo do que encontraria. O livro trata de um assunto delicado que é o câncer  em suas diversas fases em diversos personagens. Infelizmente eu não sou avessa à essa doença, já vi de perto o que ela pode fazer com as pessoas, infelizmente pessoas próximas a mim. Algumas ela consome lentamente ao longo de anos, não dando ao paciente a cura, mas prolongando a sua existência,  outros passam por ela como se fosse algo passageiro, e mais alguns ganham um pingo de esperança após um primeiro tratamento e depois ela retorna avassaladora e em pouco tempo nos leva a pessoa querida.

Tentar entender como uma pessoas sucumbe a tal doença, é um trabalho que ninguém ousou fazer, nem mesmo John Green. Agora saber viver a aceitar as circunstancias que a vida lhe deu é o grande trunfo desse livro. Saber aproveitar o que a vida te proporciona, viver seus momentos como se fosse o ultimo e dar a oportunidade de realmente viver. O livro nos toca ao ponto de nos mostrar, que devemos agradecer a cada momento por sermos saudáveis, que reclamamos de boca cheia e que não sabemos o que é a vida até vermos ela passar na nossa frente sem que nos aproveitemos dela.

Para mim a história desse livro é definida no ditado citado logo nas primeiras páginas. 

"Senhor, dê-,e serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso, e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas." p. 16


Mas o mais importante para mim, foi não ter encontrado o que eu esperava da leitura. Principalmente do final do livro, que não foi nada do que eu esperava antes da leitura, mas que suspeitei ao longo da leitura com as diversas dicas que o John deu ao incluir um outro livro na qual a Hazel é fã. Para mim o fim foi quase perfeito, não foi feliz, obviamente, mas foi real. Se tivesse sido de outra maneira, acho que jamais conseguiria fazer essa resenha.

2 comentários:

  1. Thais, você finalmente leu!
    Otima resenha... Também esperava que o final fosse mais realista, mas mesmo assim chorei ao ponto de desidratar lendo esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Também demorei um tempão para ler esse livro e depois me fiquei culpando por isso.
    Sou um pouco suspeita em relação a esse livro, proque achei ele muito bom ( e fiquei abraçada com ele por 10 minutos depois que o livro acabou), ele me tocou em vários pontos.
    Também gostei do final realista que ele deu para trama, e acredito que livros como esse, vão variar de acorod com a experiência de vida da pessoa mesmo.
    Depois desse, li Paper Town do John Green, e apesar de ACEDE ser muito bom, Paper Town consegue ser genial e tocante, sem ter um assunto tão delicado por trás, que querendo ou não, ajuda a criar o clima do livro.

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe sua opinião sobre meu texto!

E obrigada por passar aqui!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...